top of page

A CLÍNICA DE SILVESTRES

Um universo maravilhoso e sem dimensões é a clínica de animais silvestres e exóticos. São dezenas e dezenas de espécies novas na convivência com a espécie humana. De uma grande carência é a terapêutica e manejo destes animais. 

De forma geral, a clínica de silvestres é de grande desafio na recuperação de um exemplar, uma vez que pelos seus extintos, ''camuflam'' ou ''escondem'' o seu estado doente. Quando são percebidos pelo proprietário, a doença já esta avançada. Por isto o mais breve possível se deve levar  ao veterinário.

De suma importância é o manejo higiênico, alimentar e do habitat. A prevenção ainda é 90% na clínica de silvestres.

PÁSSAROS

PÁSSAROS EM GERAL

Esta classe possui uma diversidade de espécies em cerca de 9040. Temos os Psitaciformes, Passeriformes, Columbiformes e Piciformes.

NOME POPULAR / CIENTÍFICO  / PESO E LONGEVIDADE MÉDIA (ANOS)

MATURIDADE SEXUAL E INCUBAÇÃO (DIA)

PAPAGAIO VERDADEIRO

Amazona aestiva  400g / 80 anos  / 5 anos / 28 dias

CALOPSITA / Nymphicus hollandicus / 75 a 100g / 6 a 10 anos6 a 12 meses / 21 dias

ARARA / Ara ararauna / 890 a 1300g / 15 anos5 a 7 anos / 27 dias

PERIQUITO AUSTRALIANO / Melopsittacus undulatus / 30g / 6 anos6 meses / 18 dias 

DIAMANTE DE GOLD / Erythrura gouldiae / 10 a 16g / 4 anos2 meses / 14 dias

CANÁRIO / Serinus canaria / 12 a 30g / 5 a 15 anos / 12 meses / 14 dias

Alimentação dos Psitacídeos: Casca de melão e melancia, miolo de maçã, pera, caqui, ameixa, pêssego, côco sem água, polpa, sementes e caroços como de mamão, melão, abóbora e outros.

Oferecidos pré cozidos: Batata doce, cenoura, beterraba, talo de brócolis e couve flor.

Rações: Alcon, megazoo, Loro Mix e Nutrópica.

Sementes como Girasol devem fazer parte apenas em 10% do total das sementes como painço, alpiste e aveia por exemplo.

COELHOS - LAGOMORFOS         

VIDA MÉDIA  4 - 8 ANOS

MATURIDADE SEXUAL 16 - 24 SEMANAS

CRIA CONTÍNUA

GESTAÇÃO 30 - 33 DIAS

NUMERO DE FILHOTES 4 - 12 FILHOTES

DESMAME 7 - 8 SEMANAS

VIDA FÉRTIL 6 ANOS

TEMPERATURA < 27 AMBIENTE

T CORPORAL 37 - 39,4 C

MODO DE VIDA: Cuidados especiais: 
1) Coelho não toma banho e nem deve ser molhado, pois provavelmente algum fungo se desenvolverá.
2) Só deixe macho junto com fêmea quando quiser que reproduzam. Do contrário, ele tentará acasalar o tempo todo, e o casal pode brigar ou se reproduzir em demasia. 
3) Caso, em alguns momentos do dia, o Coelho seja solto dentro de casa ou no jardim, fique atento para que não roa objetos ou plantas. 
4) Não carregue o Coelho pelas orelhas, pois pode causar distensões ou mesmo fraturas.

CONSELHO PARA CRIAÇÃO:

AMBIENTE 

Local: arejado, sem correntes de ar, umidade ou incidência direta do sol. 
Acessórios: comedouros e bebedouro de cerâmica.


Higiene: diariamente - lavar o bebedouro em água corrente e trocar o jornal da bandeja. 

Reprodução: o recomendado é que o macho só comece a reproduzir a partir dos cinco meses de idade e a fêmea a partir dos quatro. Os Coelhos reproduzem o ano todo, mas a fase mais fértil ocorre na primavera. Reúna macho e fêmea em uma mesma gaiola. Eles devem acasalar quase instantaneamente. Mas, por garantia, deixe-os juntos por dois dias e, depois, separe-os. Ela dará a cria em cerca de 30 dias.

 

Forre-o com maravalha, ou palha, ou feno macio. Não use serragem em pó nem em fita, pois pode causar conjuntivite e problemas respiratórios. Nascem, em média, sete filhotes. Após o nascimento, verifique o ninho diariamente para checar se todos os filhotes estão vivos e juntinhos um ao outro, para que se esquentem. Caso não estejam, o melhor é reuni-los. Quando estiverem com 30 dias de idade, retire o ninho. Aos 40 dias de vida, já estarão desmamados e podem ser separados da mãe. Ela também já estará pronta para uma nova gestação.

ALIMENTAÇÃO: Ração peletizada, específica para Coelhos. Oferecer diariamente folhas de alguns dos seguintes vegetais: beterraba, rabanete, chicória, almeirão e couve-flor. Não dê alface, pois pode causar diarreia.

Na alimentação, use ração específica para coelho. O reprodutor e a matriz em crescimento comem, em média, de 120 a 150 gramas de ração/dia; matriz em gestação consome de 200 a 220 gramas/dia; os láparos do 22º dia após o nascimento até o desmame, 40 a 60 gramas; depois do desmame até o abate, de 100 a 120 gramas; e a matriz lactante, com sete láparos, de 400 a 420 gramas/dia.

A distribuição da ração deverá ser realizada de manhã e à tarde em horas mais ou menos certas. Também o criador não deverá das comida em quantidade excessiva aos animais, sabendo-se que um coelho come de acordo com seu tamanho.

 

DENTIÇÃO: A DIVISÃO DA PARTE SUPERIOS (MAXILA) COM A INFERIOR (MANDIBULA) É DE INCISIVOS 2/1; CANINOS 0/0; PRÉ-MOLARES 3/3; MOLARES 3/2.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PORQUINHO-DA-ÍNDIA - CAVIMORFOS

VIDA MÉDIA =  4 - 8 ANOS

MATURIDADE SEXUAL = 4 - 10 SEMANAS

CRIA CONTÍNUA

GESTAÇÃO = 59 - 72 DIAS

NUMERO DE FILHOTES = 1 - 6 FILHOTES  

DESMAME = 3 SEMANAS

VIDA FÉRTIL = 4 ANOS

TEMPERATURA = 12-20 AMBIENTE

T CORPORAL = 37 - 39,5 C

PESO ADULTO = 450g - 750g

Manter um Porquinho da Índia é relativamente fácil, não precisa de uma gaiola muito grande (no mínimo 40x60cm mas quanto maior, melhor!), não é ruidoso e não tem cheiro intenso.

Os Porquinhos são animais sociais que nunca devem estar sozinhos. O melhor é ter um par do mesmo sexo junto, dado que os porquinhos, como todos os roedores, têm grandes ninhadas num curto espaço de tempo.

 

Reprodução Com dois a três meses de idade esse animal já está apto a se reproduzir, por isso, é conveniente separar os sexos na época da desmama. Para o macho, o ideal é iniciar a idade reprodutiva com oito meses de idade e para a fêmea a partir dos cinco meses.

O cio do porquinho-da-índia dura entre seis e onze dias. Quando ocorre o cruzamento, a fêmea entrará num período de gestação média de 68 dias. Quando os filhotes nascem (média de 2 a 3), a fêmea pode novamente entrar no cio em seis a oito horas após o parto. No período de gestação é muito importante tomar cuidado com as fêmeas, evitando o seu manuseio. Pode ocorrer ocasionalmente partos prematuros onde a fêmea venha a perder parte ou todos os filhotes. Isto pode ocorrer por vários fatores, veja a seguir alguns deles:

número grande de animais na mesma gaiola; 
manipular muitas fêmeas gestantes; 
mudanças bruscas de temperatura; 
obesidade ou fraqueza; 
brigas, sustos ou transportes longos; 
cruzar fêmeas muito jovens; 
freqüência demasiada no acasalamento. 
Outro fator importante na reprodução é a alimentação, que deve ser racional e de acordo com as necessidades das fêmeas gestantes.

ALIMENTAÇÃO: A alimentação desses animais é constituída basicamente de verduras, capins, raízes, sementes, tubérculos, Alcon Club Roedores - Alimento Extrusado e Alcon Club Roedores - Frutas e Legumes . É importante fazer a suplementação vitamínica com Labcon Roevit .

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

PEQUENOS ROEDORES - MIOMORFOS (RATO, HAMSTER COMUM E GERBIL)

RATO (RODENTIA - MURIDAE).

VIDA MÉDIA = 3 - 4 ANOS

MATURIDADE SEXUAL = 8 - 10 SEMANAS

CRIA  CONTÍNUA

GESTAÇÃO = 20 - 22 DIAS

NUMERO DE FILHOTES = 6 - 16 FILHOTES

DESMAME = 3 SEMANAS

VIDA FÉRTIL = 2 ANOS

TEMPERATURA = 15-27 AMBIENTE

T CORPORAL = 36 - 38,2 C

PESO ADULTO = 250g - 520g

Animais gentis, inteligentes, curiosos e facilmente manipuláveis, de todos os roedores mantidos como animais de estimação são uns dos mais inteligentes e interativos. É recomendável manter mais de um exemplar junto, inclusive machos. São onívoros. Sua alimentação deve ser ração peletizada própria para animais de laboratório (labina) por conter todos os nutrientes e vitaminas necessárias, porem, é difícil encontrar. Existe as rações extrusadas para hamsters e outros roedores que tambem podem ser utilizadas como base da sua alimentação, e barra de cereais para aves também.

HAMSTER

VIDA MÉDIA = 1 - 3 ANOS

MATURIDADE SEXUAL = 6 - 8 SEMANAS

CRIA  CONTÍNUA

GESTAÇÃO = 15 - 18 DIAS

NUMERO DE FILHOTES = 5 - 9 FILHOTES

DESMAME = 25 DIAS

VIDA FÉRTIL =1,5 ANO

TEMPERATURA =18-21 AMBIENTE

T CORPORAL =36 - 37,5 C

PESO ADULTO =85g - 150g

GERBIL

VIDA MÉDIA = 3 - 5 ANOS

MATURIDADE SEXUAL =10 - 12 SEMANAS

CRIA CONTÍNUA

GESTAÇÃO 26 DIAS

NUMERO DE FILHOTES = 5 FILHOTES

DESMAME = 50 GRAMAS

VIDA FÉRTIL = 2 ANOS

TEMPERATURA = 15-20 AMBIENTE

T CORPORAL = 38 - 38,4 C

PESO ADULTO = 55g - 100g

AMBIENTE - o local de criação do esquilo deve ser de clima ameno. A temperatura recomendada é por volta de 23 graus célsius. Escolha uma área arejada e sem ventos fortes para instalar as gaiolas. Não exponha os animais ao sol, pois eles têm pouco tolerância, e mantenha-os em local protegido da entrada de ratos, para evitar transmissão de doenças. 

CAIXAS - o bichinho é criado em caixas plásticas de laboratório, com grade metálica na parte superior, onde se colocam a ração e o bebedouro de bico. Elas podem ser acomodadas em prateleiras para facilitar o manejo, que deve contar com vistorias periódicas, devido ao curto ciclo de reprodução.

CUIDADOS - para evitar problemas sérios de saúde como a pneumonia, o esquilo-da-mongólia não deve tomar banho com água. Disponibilize uma pequena banheira com pó de mármore ou bicarbonato para que ele tome banhos secos. É importante, no entanto, manter a gaiola bem limpa. Retire a sujeira mais grossa e, em seguida, limpe com um pano úmido. Passe mais uma vez um pano com álcool. Como o esquilo é roedor, atenção quanto ao que deixar ao alcance dele. Madeira de cedro ou pinus não é recomendada, pois contêm substâncias tóxicos ao esquilo. A qualquer sinal de doença no animal, deve-se procurar um médico-veterinário para orientação. 

ALIMENTAÇÃO - deixe alimento disponível na gaiola o tempo todo. Ofereça amendoim cru, ervilha, grão--de-bico e sementes de girassol. Ração e verduras também são aceitos, além de insetos, apesar de alimentos vivos induzirem o animal ao canibalismo. Há ainda alimentos próprios para esquilos no mercado varejista. Água limpa não pode faltar. 

---------------------------------------------------------------------------------------------------

CHINCHILAS - CAVIMORFOS

VIDA MÉDIA = 10 - 20 ANOS

MATURIDADE SEXUAL = 8 MESES

CRIA = NOVEMBRO A MAIO

GESTAÇÃO = 111 DIAS

NUMERO DE FILHOTES = 1 - 5 FILHOTES

DESMAME = 6-8 SEMANAS

VIDA FÉRTIL =14 ANOS

TEMPERATURA = 10-20 AMBIENTE

T CORPORAL = 36 - 37,8 C

PESO ADULTO = 400g - 600g

MANEJO

Diariamente, distribua aos animais alimentos de origem vegetal, principalmente alfafa seca, e ração peletizada para chinchila. Essa ração é composta de aveia, cevada, milho, soja, farelo e germe de trigo, malte seco, amido, sais minerais, albumina de ovo e complexo vitamínico.

É importante fornecer a alimentação em pelotas, para que haja desgaste dos dentes da chinchila.

Observe cuidadosamente as fezes, todos os dias. Elas devem ser abundantes e secas. Verifique a abertura das banheiras e feche-as logo após o banho das chinchilas. Diariamente, veja se os bicos de água estão funcionando bem, coloque água no recipiente distribuidor, forneça alimentação, troque os jornais coletores de fezes e faça o registro diário dos nascimentos e acasalamentos.

As chinchilas precisam de um banho diário para manter o pêlo sedoso, brilhante, mas sem o uso de água. Por isso, coloque nas banheiras cerca de 10 colheres (sopa) de carbonato de cálcio. O produto é um pó bem fino, que tira a sujeira e oleosidade do pêlo. Troque-o a cada oito dias. Faça semanalmente a limpeza dos comedouros e bebedouros. Não deixe acumular alfafa úmida para que não haja diarréias.

Recomenda-se que diariamente, ou pelo menos 3 vezes por semana, a banheira seja colocada à disposição da chinchila cheia de carbonato de cálcio para que ela tome o seu "banho". O carbonato de cálcio limpeza as impurezas dos pêlos e pode ter a adição de produtos opcionais que reduzam a oleosidade do pêlo, como o "fuller".


A quantidade de carbonato de cálcio a ser colocada na banheira deve ser equivalente a 10 colheres de sopa. Este carbonato de cálcio pode ser reaproveitando para outros banhos, a não ser que a chinchila tenha urinado na banheira. Nesse caso, jogue fora e coloque carbonato de cálcio novo. Caso contrário, peneire o material (retirando possíveis fezes) e ofereça novamente, no banho seguinte.


Recomenda-se ter uma rotina para tudo em relação à sua chinchila, inclusive um horário determinado para o banho. É recomendável que o banho ocorra após o passeio da chinchila.
O banho é indispensável para a chinchila, pelo menos 3 vezes por semana. Na ausência dele, pode ocorrer estresse e aparecimento de doenças e fungos.
Não dê banhos com água nas chinchilas! O banho com água deve ser dado apenas em situações extremas de muito calor!

REPRODUÇÃO

A temperatura ideal para a criação de chinchilas é de 18° a 22°C. Como elas não toleram temperaturas muito altas, instale um ar-condicionado no local da criação. Ligue-o no horário das 11 às 14 horas, nos dias quentes.

Aos sete meses de vida, a chinchila pode começar a procriar. Ela é muito ativa nos dez primeiros anos de idade, tendo, em média, dois partos por ano, com dois filhotes de cada vez, chegando até a quatro filhotes por cria. Antes de começar o acasalamento, programe os grupos ou famílias. Verifique o sexo dos animais, para não colocar dois machos juntos e evitar brigas. 

Acessórios

O alojamento deve ter vários acessórios próprios para a chinchila. Existem muitos acessórios no mercado, mas abaixo seguem-se os principais:
- Bebedouro: recomenda-se não usar bebedouro para hamster ou para pássaros. É melhor usar aquele em que a chinchila deve morder para conseguir água.
- Comedouro: evite materiais de plástico para que a chinchila não roa. Dê preferência a um comedouro de metal.
- Porta-Alfafa: dê preferência à porta-alfafas de metal, que ficam do lado externo da gaiola.
- Banheira: recomenda-se usar uma banheiro com a parte de cima removível, grande o suficiente para a chinchila rolar e espalhar carbonato de cálcio pelo corpo inteiro.
- Tocas: as tocas devem ser lugares pequenos onde a chinchila durma e se sinta segura. Se tiver mais de uma chinchila na gaiola, é recomendável colocar mais de uma toca, embora algumas chinchilas prefiram dormir juntas.

 

ALIMENTAÇÃO:

É recomendável que as chinchilas tenham uma alimentação equilibrada e saudável, que deve ser fornecida em horários fixos. Deve haver disposição de água o tempo todo, de preferência filtrada, mineral ou fervida. Evite superalimentar sua chinchila pois isso pode acarretar problemas no estômago e no intestino.


A chinchila deve ter a disposição, diariamente, os seguintes alimentos:

- Ração Peletizada: uma chinchila adulta precisa comer entre 20 e 30 gramas de ração por dia, dadas preferencialmente de noite. Pode ser dividida em 2 horários, desde que o total de ração dado no dia seja entre 20 e 30 gramas.
- Alfafa: a alfafa deve ser fornecida às chinchilas uma vez a cada dois dias (dia sim, dia não). Dar um bloco ou maço pequeno de alfafa a cada "dia sim".
- Suplemento Alimentar: parte da alimentação que é opcional, porém recomendada. Fornecer o suplemento na quantidade de 10 a 15 gramas alternando com a alfafa. Exemplo: dia sim - alfafa, dia não - suplemento, dia sim - alfafa, dia não - suplemento e assim por diante.

Petiscos:

- Uva Passa: 1 ou 2 unidades por dia
- Maçã sem casca: dar a quantidade de 1 ou 2 pedaços, 2 vezes por semana. Se a maçã for orgânica sem veneno, pode ser dada com a casca. Também pode se dar maçã desidratada sem açúcar.
- Outras frutas: Pêra, mamão desidratado, banana
- Abobrinha e chuchu (cozidos, com uma pitada de sal)
- Cenoura fresca sem casca, (se possível sem agrotóxicos ou conservantes (orgânicos)) - uma a duas vezes por semana, dois a três pedacinhos pequenos.
- Chinchilas também gostam muito de chicória, mas como sempre, evite excessos e dê quaisquer destes itens em pequenas quantidades.

As chinchilas não devem ser superalimentados pois acarretará problemas intestinais com muita frequência. Então, coloque sempre a quantidade certa de comida para cada dia. Assim como a superalimentação, a falta da mesma ou alimentação inadequada (ração / alfafa / suplemento), poderá ocasionar problemas de desnutrição, desenvolvimento inadequado dos filhotes, problemas de lactação, etc. Oferecer petiscos em excesso vai fazer com que a chinchila deixe de comer os itens necessários.
Fêmeas que estiverem amamentando deverão receber uma quantidade um pouco maior de comida. Deve-se considerar que a partir de 6 a 10 dias após o nascimento os filhotes também começam a comer ração.
Fique atento para que a ração nunca esteja úmida ou com mal aspecto. Ração, alfafa e suplemento alimentar nunca podem ficar mais de 120 dias estocados. Você pode deixar o suplemento na geladeira diminuindo as chances de que azede.
Verifique periodicamente os bebedouros automáticos para ter certeza de que as chinchilas não estão sem água fresca.

Psitacídeos Veterimario

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page